6 dicas para o inquilino não ter dor de cabeça na hora de al

6 dicas para o inquilino não ter dor de cabeça na hora de alugar um imóvel

14/06/2023min de leitura

Quer alugar uma casa nova? Saiba que educação financeira, pesquisa de mercado e segurança jurídica podem evitar muitos inconvenientes.

Veja, a seguir, 6 dicas para o inquilino não ter dor de cabeça na hora de alugar um imóvel:

1 - Educação financeira

Alugar um imóvel pode aumentar as despesas mensais da família. Por isso, a primeira das 6 dicas para o inquilino não ter dor de cabeça na hora de alugar um imóvel é garantir que a locação caiba no bolso. Um aluguel geralmente comporta o valor do imóvel somado ao condomínio, IPTU, água, luz, gás e taxas extras. É preciso considerar também o Fundo de Conservação do Imóvel (FCI) e manutenções.

Para não passar por percalços, é necessário planejamento e educação financeira. Faça uma lista das receitas e das contas mensais. Calcule o quanto poderá ser investido na locação. Os gastos totais com o aluguel não devem ultrapassar 30% da renda familiar. Avalie de forma realista a estabilidade e a segurança dos proventos da família. Assim, é possível gerenciar a rotina e ainda poupar.

2 - Atendimento das necessidades dos inquilinos

Já sabe o valor do aluguel almejado? Hora de harmonizar necessidades e desejos. Um imóvel é mais que um simples abrigo, especialmente, no pós-pandemia, onde a casa passou a ter múltiplas funcionalidades, servindo ao descanso, lazer, convivência, estudo e trabalho.

Estabeleça características como tamanho, disposição dos ambientes e localização. Ao escolher um apartamento próximo ao trabalho, por exemplo, a família poderá economizar no transporte. A seleção de um condomínio com conveniências pode trazer mais qualidade de vida. Tudo isso deve ser cuidadosamente pensado.

3 - Pesquisa de mercado

Já fez as contas e estabeleceu o tipo de moradia? Momento de buscar a nova casa alugada. A internet disponibiliza muitos sites e portais especializados. Cada vez mais, as imobiliárias incrementam seu atendimento virtual, melhorando os processos de locação.

O inquilino precisa avaliar as condições dos imóveis, “visitá-los” virtualmente e não perder tempo com casas fora do perfil. Após a seleção, verifique os espaços presencialmente, em diferentes horários. Considere quesitos como luminosidade, calor, ruído, segurança, trânsito, vizinhança etc. Saiba as regras do condomínio. Conheça normas sobre os pets, evitando surpresas.

4 - Segurança jurídica

Escolheu o imóvel? Preocupe-se com a segurança jurídica. Prefira alugar via imobiliária. Verifique seu registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), busque referências e experiência. Avalie a integridade da empresa.

Jamais abra mão do contrato de locação, essa é a principal segurança jurídica. As cláusulas devem determinar o valor do aluguel e encargos, direitos e deveres das partes, descontos, vantagens, penalidades e multas, condições de rescisão etc. O contrato precisa estabelecer o prazo (em geral, de 30 meses) e deve constar os índices aplicados no reajuste.

Verifique se as condições de locação não são abusivas. Caso tenha dúvidas, consulte a imobiliária, advogado especializado ou a Lei do Inquilinato (nº 8245/91).

5 - Documentação e garantia locatícia

Reúna os documentos exigidos: RG, CPF, contracheques, carteira profissional etc. Profissionais liberais, aposentados e pensionistas precisam comprovar renda compatível.

Veja a garantia locatícia exigida. Em geral, o mercado pede fiador proprietário de imóvel, capaz de assumir o pagamento em caso de inadimplência. Contudo, há alternativas:

-Seguro fiança: uma instituição financeira assume a fiança, cobrando do inquilino entre 150% e 300% do valor do aluguel por ano.
-Título de capitalização: não exige comprovação de renda. É calculado com base no valor do aluguel mais encargos. O pagamento é à vista e o título fica vinculado ao contrato de locação.
-Caução de aluguel ou depósito: normalmente, exige-se o equivalente a duas ou três vezes o valor da locação, que deverá ser mantido em conta bancária, reajustado pela poupança.
 

6 - Vistoria prévia

É direito do inquilino vistoriar o imóvel antes de assinar o contrato. As administradoras de imóveis preparam relatório com registros fotográficos e descritivo da unidade. Assim, é possível determinar o estado prévio do imóvel e estabelecer como ele deverá ser devolvido. O locatário assina o documento, por isso, atente-se aos detalhes! A vistoria é anexada ao contrato de locação.

Antes da mudança, informe-se sobre dias e horários permitidos para carga, descarga, reparos e montagens, a fim de não ferir as regras sobre barulhos.

Depois dessas 6 dicas para o inquilino não ter dor de cabeça na hora de alugar um imóvel, conheça as ofertas da JB Andrade Imóveis que, há 42 anos, oferece as melhores soluções na compra, venda, locação e administração de imóveis e condomínios na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes (RJ). Não perca a oportunidade de encontrar o seu futuro imóvel!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":