Conheça as vantagens da portaria remota - JB Andrade

Conheça as vantagens da portaria remota

14/06/2023min de leitura

Reunião de condomínio para decidir sobre proposta de implantação de uma portaria remota. O debate é acalorado e todos se perguntam: afinal, o que é uma portaria remota e como ela funciona? É uma solução eficaz, diante da quantidade de roubos a residências? Essa é uma situação comum e o mercado imobiliário tem se esforçado para esclarecer tais questões.

Confira, a seguir, as principais informações sobre o tema e conheça as vantagens da portaria remota.

Por que a portaria remota tem sido tão procurada?

O aumento da busca por esse serviço é um fenômeno recente no mercado imobiliário carioca, motivado, principalmente, pelos inúmeros casos de roubo a residências. De acordo com as estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro de 2020 a maio de 2022, 2.055 ocorrências de roubo a residências foram registradas no Estado do RJ. Desse montante, 1.615 crimes ocorreram na Região Metropolitana. Mesmo em queda, os números ainda são expressivos e preocupam.

Aproveitando-se das vulnerabilidades na segurança, as abordagens dos criminosos tornam-se cada vez mais sofisticadas, exigindo soluções inovadoras na redução dos roubos a residências e ao patrimônio de condomínios, além de inibir assaltos realizados no entorno.

Os condomínios da cidade do Rio têm investido pesado na compra de equipamentos e sistemas de portaria remota, mas a maior parte das unidades residenciais ainda conta com portarias tradicionais, somente com a figura do porteiro, em tempo parcial, para o controle da segurança patrimonial e do acesso, o que mostra que os serviços de portaria remota ainda são pouco difundidos no mercado.

O que é e como funciona uma portaria remota?

A portaria remota é um sistema de controle de acesso de pessoas e veículos por meio de monitoramento com câmeras online. Esses equipamentos são instalados nas entradas, saídas e arredores das edificações, funcionando ininterruptamente, acessíveis pelos moradores e central de controle, por interfone e aplicativos. O serviço não necessita de porteiro presencial. Uma empresa media o acesso, à distância, 24h por dia.

As vantagens da portaria remota

Agora que você entendeu o conceito, vamos apresentar as vantagens. Entre elas estão:

  • Aumento da segurança, proteção mais abrangente, sistemática e eficaz;
  • Excelente relação custo x benefício. Apesar do investimento inicial, o sistema pode reduzir o condomínio e gastos com a administração de pessoal, já que a equipe de apoio diminui;
  • Redução de encargos e ações trabalhistas por trabalhadores contratados no modelo tradicional;
  • À distância, há poucas chances do operador conhecer visitantes ou mesmo ser um comparsa deles. A possibilidade do mesmo liberar o acesso de criminosos é menor;
  • Acaba com a chance de rendição do porteiro numa ação criminosa, minimizando a exposição de pessoas ao risco;
  • É um sistema 24 horas que oferece segurança permanente;
  • Traz mais modernidade e facilidades. O morador pode liberar o acesso via celular, mesmo que não esteja em casa;
  • Os registros são arquivados e podem ser acessados a qualquer momento;
  • O acionamento da polícia é mais rápido, pois a central funciona continuamente e há um “botão de pânico”, que facilita o pedido de socorro.

Alguns pontos de atenção

Como todo serviço, é preciso ter atenção na hora de contratar. Veja algumas recomendações:

  • A contratação deve ser votada previamente em assembleia condominial com decisão coletiva;
  • A administração interna precisa esclarecer as dúvidas antes da implementação do sistema e oferecer suporte;
  • A dificuldade de adaptação dos moradores, especialmente, idosos e pessoas sem afinidade com tecnologias deve ser considerada;
  • Deve-se levar em conta o fator humano da portaria tradicional, que aproxima a comunidade. Vantagens financeiras não devem prevalecer sobre as pessoas;
  • É preciso planejar o recebimento de encomendas e delivery, sem prejuízos a esses processos;
  • Pode-se enfrentar problemas nas quedas de conexão, falta de energia ou falhas do sistema. A aquisição de geradores e outros equipamentos pode ser necessária;
  • A portaria remota não costuma ser vantajosa para todos os condomínios. Especialistas esclarecem que o local deve ter até 50 unidades. Agrupamentos maiores talvez inviabilizem a implantação do modelo.

Após elencar as vantagens da portaria remota, é importante deixar claro que o serviço traz inúmeras vantagens e muito mais segurança, se planejado e implantado com a participação de todos, especialmente, da administradora do condomínio, que precisa estar sempre antenada com as tendências do mercado.

Para ficar em dia com todas as novidades, não deixe de acompanhar outros conteúdos da JB Andrade que, há 42 anos, é referência em compra, venda, locação e administração de imóveis e de condomínios no Rio de Janeiro.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":